Em Receitas

Bala Baiana uma tradição portuguesa

A confecção de doces sempre ocupou um papel de destaque no cotidiano dos conventos portugueses. Parece que as freiras utilizavam muitas claras para engomar as roupas, sobravam muitas gemas. Desta forma, as gemas e o açúcar foram ingredientes principais para diversas delícias. Entretanto em Portugal as bala de ovos são um pouco diferentes! Apesar disso, a nossa bala de ovos caramelizada tem sim influência portuguesa principalmente pelo ingrediente principal que são as gemas. Ao longo dos anos, nós incluímos o coco fresco e French Vanilla que dá um sabor muito especial. Também existem outras variações. Apesar de incluir outros ingredientes ainda mantem as gemas como principal.

Considerações sobre as variações

Já vi muitas pessoas chamarem de bala baiana mesmo sendo feito com leite condensado. Provavelmente desconhecem a original. Certamente descaracteriza totalmente o sabor e a textura da tradicional. Eu prefiro manter as gemas como ingrediente principal para formar a liga.
A bala de ovos sempre é finalizada com caramelo duro. Também tem mais um detalhe interessante: a embalagem. Tradicionalmente é embrulhada com papel celofane. Ocasionalmente, para expor numa linda mesa de doces em uma festa com toda certeza sugiro expor em lindas forminhas, mas lembre-se de sempre estar acompanhada por um tapetinho de celofane para não grudar.

Como fazer a bala baiana?

Para você não ficar cheia de dúvidas, gravei um vídeo mostrando como fazer do começo ao final!

 

Receita Completa

Receita bala baiana

Receita bala baiana

Ficou com vontade de experimentar? No caso de estar com dúvida de como fazer a receita, lembre-se que eu fiz um vídeo no YOUTUBE mostrando exatamente como se faz. Portanto dá uma olhada lá, CLIQUE AQUI!

Se você for amante de confeitaria e quer se profissionalizar, veja a programação dos cursos presenciais clicando AQUI e online clicando AQUI.

Então gostou? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Nos ajude a continuar postando assuntos de seu interesse compartilhando e multiplicando nossos posts, basta clicar para compartilhar nas redes sociais.

SIGA A CECILIA NAS REDES SOCIAIS: YOUTUBEFACEBOOK , INSTAGRAN, PINTEREST

Deixe seu comentário

Posts recentes

Deixe um comentário

0
Receita de caramelado