Em Curso de Doces Finos, cursos presenciais, Doces finos, Postagens

Camafeu

“A palavra CAMAFEU provavelmente origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. Inicialmente, a ágata foi a gema mais utilizada. Bem mais tarde, já a partir do século XV, passou-se a utilizar também de concha. Na confecção dos camafeus, as gemas podem ser gravadas como uma imagem negativa (entalhe) ou trabalhadas em relevo.” – texto escrito por Julieta Pedrosa – A história do camafeu (http://www.joiabr.com.br/artigos/nov03.html).

Os camafeus de nozes foram introduzidos no Brasil por volta do século XIX, por famílias portuguesas, com ingredientes caros e raros servidos nos saraus ou nas festas da alta sociedade. Como só eram feitos por pouquíssimas famílias em momentos muito especiais e apresentados com muito glamour eles representavam muita riqueza e prosperidade assim como as pequenas joias os camafeus foram sempre considerados como doces finos para momentos muito especiais.

O camafeu de nozes ainda é o doce fino mais tradicional que existe para os casamentos.

Camafeu de nozes 3

Por mais moderna que seja a noiva, se ela está casando de véu e grinalda é porque ela é clássica ou porque acredita que seja importante festejar esse momento de forma tradicional.

Eu já fiz centenas de casamentos, modernos e clássicos, na cidade, na praia ou no campo, formais e informais e o doce vencedor que aparece em mais de 70% dos eventos é o camafeu de nozes. Ele é o campeão!!

Quando os convidados vão à mesa de doces a procura do camafeu, estão esperando por um clássico, não querem ter uma surpresa com sabor diferente. Todo clássico merece ser elaborado com muito carinho, resgatando o sabor original.

É muito gratificante observar uma pessoa comendo camafeu, na primeira mordida sentir o sabor delicado das nozes levemente adocicado pela fina camada de fondant, apreciando cada bocada e percebendo a satisfação daquele agradável momento que faz lembrar outras comemorações!!

camafeu de nozes 4

Para saber mais sobre os camafeus de nozes e outros doces que fazem sucesso nas festas?

CLIQUE AQUI e faça a sua reserva no Workshop de Doces finos Completo !

A programação completa dos cursos de doces finos de casamento, cursos de macarons, cursos de brigadeiro gourmet, curso de biscoitos decorados, cursos de alfajor, curso de pão de mel e curso de apliques comestíveis está publicada no nosso site, clique AQUI para poder se planejar.

Curta a minha página no Facebook para receber sempre todas as novidades!

 

Gostou do meu post? Clique no coraçãozinho e Compartilhe!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Deixe um comentário

0