Em Curso de Macarons, Postagens

Uma das minhas guloseimas favoritas são os macarons! Não tem coisa melhor que comer um delicioso macaron de chocolate acompanhado de um vinho do porto! Hummmm!!! Só de falar me dá água na boca!

macarons de chocolate

Adoro fazer e comer essa maravilha cheia de truques!!

Muitas pessoas me escrevem perguntando se precisa ter forno especial para poder fazer os macarons. Existem muitos fornos no mercado, para macarons vou considerar dois tipos de fornos: à gás e o elétrico.

Qual é o melhor forno para assar os macarons?

O melhor forno para assar é o que você tem em casa, principalmente para quem está iniciando agora. Não invista no primeiro momento, aprenda com o que tem, só assim poderá decidir como investir. Durante anos eu assei meus macarons num forno comum à gás. O maior problema do forno à gás é que não dá para ter controle rápido da temperatura. Eu não consigo diminuir ou aumentar a temperatura com rapidez já o forno elétrico tem essa possibilidade. Em contra partida, no forno elétrico é mais fácil de queimar.

Por mais sofisticado que seja o forno à gás, não dá para saber exatamente a temperatura, pois depende da vazão de gás que cada pessoa recebe. No meu atelier, por exemplo, o gás vem com uma pressão muito forte, isso é excelente! Talvez uma pessoa que receba gás de rua, tenha variações de pressão em horários de pico.

Então anote a minha dica para assar o seu macarons no forno comum à gás: se você tem um forno à gás e quer assar seus macarons, você precisa comprar um termômetro de forno. O termômetro de forno vai lhe ajudar a conhecer o seu próprio forno, saber a temperatura exata para poder assar. Os macarons não gostam de fornos muito quentes, no forno à gás o ideal é assar entre 170°C a 180°C por 20 minutos.

No caso do forno elétrico o papo é outro. Se você for investir em um forno elétrico procure uma marca que tenha um excelente termostato e um ventilador interno que vai distribuir do calor. Existem diversas marcas no mercado com essas características. O calor do forno elétrico é mais intenso e seco, por isso cuidado com altas temperaturas, poderá queimar com muita facilidade os seus macarons. No forno elétrico asse entre 125°C a 135°C por 20 minutos.

Se você gostou do que eu escrevi e quiser aprender mais, participe do meu curso.

A programação completa dos cursos de doces finos de casamento, cursos de macarons, cursos de brigadeiro gourmet, curso de biscoitos decorados, cursos de alfajor, curso de pão de mel e curso de apliques comestíveis está publicada no nosso site, clique AQUI para poder se planejar.

Curta a minha página no Facebook para receber sempre todas as novidades!

Se você conhece alguém que ADORA cozinhar e tem vontade de APRENDER, compartilhe essa matéria com seus amigos!

Deixe seu comentário

Posts recomendados
Showing 10 comments
  • Maria
    Responder

    O meu esta dando errado.. Sigo as receitas, dicas, mas esta grudando em baixo mesmo com papel manteiga e ele se desfaz qdo tento tirar.. O que pode ser?

  • KETLEN BIANQUINI
    Responder

    Olá, tudo bem?

    Tenho o tapete de silicone, mas não consigo acertar a temperatura do forno.
    Normalmente asso em 120 graus ou 130 deixo por uma 20, 25 minutos e quando tiro ainda esta mole embaixo e não consigo desenformar.

    Volto para o forno para ele criar a casquinha, mas mesmo assim não são todos.

    Faço eles com o merengue suíço.

    • Cecilia
      Responder

      Olá Ketlen, eu utilizo folhas de teflon, acho que assam melhor. Se quiser pode comprar na nossa lojinha.

  • Angela Maria Oliveira
    Responder

    Olá tudo bem, gostaria de saber pq meus macarons abaixa…., Ficam bonitos e com pezinhos, mas abaixa no meio….pq será?

    • Cecilia
      Responder

      Podem ser vários os motivos para baixar. Desde a receita mal balanceada até a hora errada de tirar do forno. Comece pelo mais simples, deixe um pouco mais no forno e veja se melhora. Boa sorte!

  • Kelly
    Responder

    Oi Cecília . Tudo bem?
    Eu preciso muito da sua ajuda. Estou perdendo todo meu investimento.
    Estou tentando assar no forno a Gás. Deixo o termômetro dentro e quando chega a 130 graus eu coloco os Macarons e uma forma na parte de baixo . Mas está rachando tudo.
    Já testestei todas as temperaturas até 150 graus e nenhuma deu certo até agora.
    Meu forno é 180 graus o minimo e eu checo a temperatura com o termômetro.
    . Pode por favor dizer o que eu estou fazendo de errado?
    Eu preciso urgente de uma ajuda

    • Cecilia
      Responder

      Oi Kelly, já respondi suas dúvidas por e-mail.

  • Gisa
    Responder

    Ola! Gostaria de saber qual forno você indicaria, para comprar, para assar esses macarrons, sem ser forno a gás… ?

    • Cecilia
      Responder

      Escolha um forno que tenha termostato e ventilador interno para a temperatura ficar igual nele todo.

Deixe um comentário

0