Em Curso de Macarons, Postagens

Quando fui a Paris pela primeira vez eu voltei maravilhada pelos macarons. Aqui no Brasil ninguém falava a respeito, na época não existia. Foi a minha paixão por essa delícia que comecei a estudar e aprender essa maravilha cheia de truques! Eu fui desenvolvendo a minha receita e também percebi vários detalhes importantes ao assar.

Macarons Cecilia de la Fuente 06

Muitas pessoas me escrevem perguntando se precisa ter forno especial para poder fazer os macarons. Existem muitos fornos no mercado, para macarons vou considerar dois tipos de fornos: à gás e o elétrico.

Qual é o melhor forno para assar os macarons?

O melhor forno para assar é o que você tem em casa, principalmente para quem está iniciando agora. Não invista no primeiro momento, aprenda com o que tem, só assim poderá decidir como investir. Durante anos eu assei meus macarons num forno comum à gás. O maior problema do forno à gás é que não dá para ter controle rápido da temperatura. Eu não consigo diminuir ou aumentar a temperatura com rapidez já o forno elétrico tem essa possibilidade. Em contra partida, no forno elétrico é mais fácil de queimar.

Por mais sofisticado que seja o forno à gás, não dá para saber exatamente a temperatura, pois depende da vazão de gás que cada pessoa recebe. No meu atelier, por exemplo, o gás vem com uma pressão muito forte, isso é excelente! Talvez uma pessoa que receba gás de rua, tenha variações de pressão em horários de pico.

Então anote a minha dica para assar o seu macarons no forno convencional à gás: se você tem um forno à gás e quer assar seus macarons, você precisa comprar um termômetro de forno. O termômetro de forno vai lhe ajudar a conhecer o seu próprio forno, saber a temperatura exata para poder assar. Os macarons não gostam de fornos muito quentes, no forno à gás o ideal é assar entre 170°C a 180°C por 20 minutos.

No caso do forno elétrico o papo é outro. Se você for investir em um forno elétrico procure uma marca que tenha um excelente termostato e um ventilador interno que vai distribuir do calor. Existem diversas marcas no mercado com essas características. O calor do forno elétrico é mais intenso e seco, por isso cuidado com altas temperaturas, poderá queimar com muita facilidade os seus macarons. No forno elétrico asse entre 125°C a 135°C por 20 minutos.

Se você gostou do que eu escrevi e quiser aprender mais, participe do meu curso.

 

Faça a sua reserva clicando AQUI.

Se você conhece alguém que ADORA cozinhar e tem vontade de APRENDER, compartilhe essa matéria com seus amigos!

Deixe seu comentário

Cecilia
Cecilia de la Fuente foi nomeada Chef Pâtissière e cake designer pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia. Formada pela FAAP em design gráfico e pós-graduada na ESPM em marketing. Desde criança cozinha para família e amigos como diversão. Em 1996 virou a mesa, transformou o hobby em profissão, deixou a área de marketing para iniciar sua carreira na confeitaria. Sempre com muita vontade de aperfeiçoar, fez curso técnico de confeitaria no SENAI. Sua ousadia em inventar receitas trouxe muitas alegrias e prêmios, o primeiro foi no concurso da Rich’s, da America Latina. Depois disso não parou mais de inventar e nunca parou de estudar. Fez cursos de confeitaria com vários profissionais de renome: François Payard, Pilar Kurdi, Nicholas Lodge, Ana Maria Salinas, Marcela Sanchez, Álvaro Rodrigues, Flávia Millás, Maisie Parrish, Lindy Smith, Debbie Brown, Colette Peters, Rosa Viacava, Kim Morrison, Autumn Carpenter, Heidi Schoentube, Cecilia Morana, Julie Bashore, Flávio Federico, Curso Doçaria Conventual em Porto – Portugal, The Wilton School of Cakes Decorating em Chicago –USA. Desde 2007 ministra aulas de doces. De lá pra cá ministra aulas no próprio atelier e também sempre é convidada para ir em outros centros de culinária no Brasil e no exterior: Centro de Culinária Tia Marlene, Loja Bondinho, Atelier Gourmand, Atelier da Gula no Rio de Janeiro, Loja Maria Chocolate em Belo Horizonte, Cristal Festas em Goiânia, Atelier de Andrea Follador em Curitiba, Stanford e Los Angeles USA. Sua grade de cursos está voltada para sweet finger foods (doces finos de festa, macarons, brigadeiros gourmet, biscoitos decorados). Os docinhos de sua autoria, dados em aula, estão fazendo sucesso nas cozinhas de seus alunos no Brasil e no exterior. O sucesso dos alunos é o seu objetivo!
Posts recomendados

Deixe um comentário

0