Em Casamentos, Curso de Chocolates, Curso de Doces Finos

Uma grande tendência na mesa de doce é o nosso querido chocolate, ele está em alta e é querido por todos os convidados. Ao contrário do que algumas pessoas pensam a respeito, trabalhar com chocolate puro é uma arte e não é tão simples assim. Para o chocolate ficar perfeito, com brilho e textura correta precisa tomar alguns cuidados básicos antes mesmo de efetuar a compra.

Principais dicas:

  1. Compre seu chocolate em lojas que sabem armazenar corretamente, o chocolate deve ser sempre armazenado em local frio e seco, a temperatura ideal está na tabela abaixo;
  2. Quando for na loja comprar o chocolate, não esqueça de levar um isopor com gelox (é um gelo reutilizável que mantém a temperatura por mais tempo que o gelo, não molha ao descongelar e seu conteúdo é um gel atóxico) isso vai garantir um transporte refrigerado, principalmente agora no verão;
  3. O chocolate não pode sofrer mudanças bruscas de temperatura. Por exemplo: o chocolate está sendo guardado na sua despensa que está 20ºC depois de alguns dias entra uma forte onda de calor e chega à 38ºC e depois volta a esfriar. Essa variação de temperatura vai alterar o seu chocolate. Eu armazeno o meu chocolate em uma adega de vinhos cuja a temperatura é 18ºC.
  4. Quando for trabalhar, o ambiente em que for manusear precisa ser fresco no máximo à 20ºC. Isso significa, aqui no nosso país, que você vai precisar instalar um ar condicionado.
  5. Como em todas as etapas do processo de confecção depende de temperaturas exatas, você precisa comprar termômetro digital ou infra vermelho.
  6. Não deixe de estudar a tabela abaixo onde eu  explico as 3 formas distintas para se fazer a pré-cristalização ou temperagem.

Se você é louco por chocolate e quer aprender a fazer uma linda mesa de Doces Finos de Casamento com chocolate puro e se sente inseguro, o que está esperando?

Venha fazer o meu curso Doces de Casamento II nele você vai aprender a trabalhar o chocolate com técnicas inovadoras. Vai entender todo o processo do começo até a finalização.

Doces finos Cecilia de la Fuente 1502 17

Clique AQUI e faça a sua reserva.

A programação completa dos cursos de doces finos de casamento, cursos de macarons, cursos de brigadeiro gourmet, curso de biscoitos decorados, cursos de alfajor, curso de pão de mel e curso de apliques comestíveis está publicada no nosso site, clique AQUI para poder se planejar.

Tabela de temperaturas para pré-cristalização ou temperagem, essa é a parte mais importante do processo, fazendo corretamente seu chocolate irá ficar macio e com brilho.

chocolate2

Gostou do meu post? Clique no coraçãozinho e Compartilhe!

Deixe seu comentário

Cecilia
Cecilia de la Fuente foi nomeada Chef Pâtissière e cake designer pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia. Formada pela FAAP em design gráfico e pós-graduada na ESPM em marketing. Desde criança cozinha para família e amigos como diversão. Em 1996 virou a mesa, transformou o hobby em profissão, deixou a área de marketing para iniciar sua carreira na confeitaria. Sempre com muita vontade de aperfeiçoar, fez curso técnico de confeitaria no SENAI. Sua ousadia em inventar receitas trouxe muitas alegrias e prêmios, o primeiro foi no concurso da Rich’s, da America Latina. Depois disso não parou mais de inventar e nunca parou de estudar. Fez cursos de confeitaria com vários profissionais de renome: François Payard, Pilar Kurdi, Nicholas Lodge, Ana Maria Salinas, Marcela Sanchez, Álvaro Rodrigues, Flávia Millás, Maisie Parrish, Lindy Smith, Debbie Brown, Colette Peters, Rosa Viacava, Kim Morrison, Autumn Carpenter, Heidi Schoentube, Cecilia Morana, Julie Bashore, Flávio Federico, Curso Doçaria Conventual em Porto – Portugal, The Wilton School of Cakes Decorating em Chicago –USA. Desde 2007 ministra aulas de doces. De lá pra cá ministra aulas no próprio atelier e também sempre é convidada para ir em outros centros de culinária no Brasil e no exterior: Centro de Culinária Tia Marlene, Loja Bondinho, Atelier Gourmand, Atelier da Gula no Rio de Janeiro, Loja Maria Chocolate em Belo Horizonte, Cristal Festas em Goiânia, Atelier de Andrea Follador em Curitiba, Stanford e Los Angeles USA. Sua grade de cursos está voltada para sweet finger foods (doces finos de festa, macarons, brigadeiros gourmet, biscoitos decorados). Os docinhos de sua autoria, dados em aula, estão fazendo sucesso nas cozinhas de seus alunos no Brasil e no exterior. O sucesso dos alunos é o seu objetivo!
Posts recomendados

Deixe um comentário

0