Em Doces finos, Postagens, Receitas dos amigos

Recebi o e-mail do Osvaldo, aluno que está fazendo o meu curso online, ele está com dúvida sobre os equipamentos básicos para montar o atelier.

Como achei o assunto abordado muito interessante mais uma vez decidi compartilhar e responder para todos. Segue o e-mail na íntegra:

De: Osvaldo D’ Estefano Rosica 

Assunto: [your-subject]

Corpo da mensagem:

Oi Cecilia, estou assistindo ao seu curso online sobre estratégias, estou gostando, pois você coloca muito bem os caminhos das pedras para posterior sucesso.

Estou fazendo inicialmente este curso, para poder dimensionar os custos iniciais de investimento para um atelier. Para tanto, há possibilidade de encaminhar uma relação de equipamentos básicos, como por exemplo, o tipo de forno adequado para as produções (qual o melhor lastro ou convecção), batedeira, dentre outros.

Ficaria muito agradecido. Os demais cursos, pretendo fazê-los presencialmente, importante salientar que já tenho uma formação na área de gastronomia, me formei recentemente e não tenho as habilidades para o desenvolvimento completo dos trabalhos e também não consegui estágio na área de doces, e sei muito bem que começar errado é sempre frustrante e muito prejuízo. Depois de muito pesquisar cursos e atelies da área, considerei o melhor o seu, tenho certeza que aprenderei muito para iniciar meu negócio de forma correta.’

Este e-mail foi enviado de um formulário de contato em Cecilia de la Fuente (http://ceciliadelafuente.com.br)

cecilia-de-la-fuente-2016Olá Osvaldo,

Agradeço muito os elogios feitos, entretanto o que me deixa mais feliz é saber que você assimilou o ponto mais importante do curso: os passos para o sucesso.

Realmente você deve pensar muito antes de investir no seu negócio. A compra dos equipamentos deve ser muito bem planejada.

Antes de planejar as suas compras você precisa fazer uma pergunta básica:

  1. Quanto quero investir inicialmente?

Essa resposta vai dar uma direção racional de como irá investir. Por exemplo você pode optar em comprar alguns equipamentos usados, já pensou nessa possibilidade?

Vou fazer uma lista básica de equipamentos para um atelier. Na verdade não vai precisar nada muito especial que uma cozinha bem equipada não tenha. Como usamos os maquinários com mais frequência que uma casa é importante prestar mais atenção quanto a escolha.

Antes de comprar faça uma pesquisa entre as marcas disponíveis no mercado e compare: produtos com a maior potência de motor. – Quando o motor é mais potente, isso significa que o motor é mais forte. No nosso caso, é muito importante pois utilizamos mais e teoricamente o produto vai aguentar mais.

Às vezes, marca X é mais cara e você não sabe o porquê.  Nesse caso, leia as especificações técnicas do produto, muitas vezes você vai verificar que o motor é mais potente, pode estar aí a diferença dos preços.

Outro detalhe importante que eu sempre observo antes de comprar um maquinário, sempre vejo se ele é de plástico ou de outro material mais robusto. Exemplo, existem batedeiras no mercado que a estrutura onde o bowl é apoiado é de plástico, elas não foram projetadas para um uso frequente, muito provável que irá quebrar antes do que uma mais robusta.

Maquinários básicos para qualquer atelier: geladeira, fogão, forno à gás ou elétrico de convecção, batedeira planetária e manual, balança digital, liquidificador, processador de alimentos, microondas.

Eu nunca utilizei um forno de lastro, por isso não posso opinar sobre ele.

Esses são os equipamentos básicos, ao longo do tempo vai necessitar de outros. Deixe vir a necessidade antes da vontade comprar. Muitas vezes compramos vários coisas que não precisamos e ficamos com um monte de coisas inúteis.

Acho que não esqueci nada… Se por acaso tiver mais alguma dúvida pode me perguntar.

A programação completa dos cursos de doces finos de casamento, cursos de macarons, cursos de brigadeiro gourmet, curso de biscoitos decorados, cursos de alfajor, curso de pão de mel e curso de apliques comestíveis está publicada no nosso site, clique AQUI para poder se planejar.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Curta minha página no Facebook, assim ficará sempre conectado!

 

Deixe seu comentário

Cecilia
Cecilia de la Fuente foi nomeada Chef Pâtissière e cake designer pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia. Formada pela FAAP em design gráfico e pós-graduada na ESPM em marketing. Desde criança cozinha para família e amigos como diversão. Em 1996 virou a mesa, transformou o hobby em profissão, deixou a área de marketing para iniciar sua carreira na confeitaria. Sempre com muita vontade de aperfeiçoar, fez curso técnico de confeitaria no SENAI. Sua ousadia em inventar receitas trouxe muitas alegrias e prêmios, o primeiro foi no concurso da Rich’s, da America Latina. Depois disso não parou mais de inventar e nunca parou de estudar. Fez cursos de confeitaria com vários profissionais de renome: François Payard, Pilar Kurdi, Nicholas Lodge, Ana Maria Salinas, Marcela Sanchez, Álvaro Rodrigues, Flávia Millás, Maisie Parrish, Lindy Smith, Debbie Brown, Colette Peters, Rosa Viacava, Kim Morrison, Autumn Carpenter, Heidi Schoentube, Cecilia Morana, Julie Bashore, Flávio Federico, Curso Doçaria Conventual em Porto – Portugal, The Wilton School of Cakes Decorating em Chicago –USA. Desde 2007 ministra aulas de doces. De lá pra cá ministra aulas no próprio atelier e também sempre é convidada para ir em outros centros de culinária no Brasil e no exterior: Centro de Culinária Tia Marlene, Loja Bondinho, Atelier Gourmand, Atelier da Gula no Rio de Janeiro, Loja Maria Chocolate em Belo Horizonte, Cristal Festas em Goiânia, Atelier de Andrea Follador em Curitiba, Stanford e Los Angeles USA. Sua grade de cursos está voltada para sweet finger foods (doces finos de festa, macarons, brigadeiros gourmet, biscoitos decorados). Os docinhos de sua autoria, dados em aula, estão fazendo sucesso nas cozinhas de seus alunos no Brasil e no exterior. O sucesso dos alunos é o seu objetivo!
Posts recomendados

Deixe um comentário

0