Em Postagens, Receitas

“Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata…” Carlos Drummond de Andrade

Feliz Natal

Para eternizar as festas de final de ano, eu preparei um delicioso Nutellotone artesanal!

Nutellotone

Não podia deixar de compartilhar essa receita de família, experimentem pois vale a pena cada mordida!

NUTELOTTONE

INGREDIENTES

200gr de farinha de trigo, 20gr de fermento biológico seco, 200ml de agua morna

800gr de farinha de trigo

150gr de açúcar refinado

5 colheres de sopa de leite em pó

1 pitada de sal

10 gemas

130gr de mel

200ml de água morna

3 colheres de sopa de french vanilla

1 colher de sopa de essência de laranja

raspas de 2 laranjas

raspas de 2 limões siciliano

180gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

350gr de gotas de chocolate

1 pote de Nutella de 350gr

MODO DE FAZER

ESPONJA – Misture os 3 primeiros ingredientes até formar uma massa bem grossa e pegajosa. Adicione um pouco mais de água se necessário, caso a farinha não tenha sido incorporada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

MASSA – Na tigela da batedeira, dilua o mel, com a água morna, com as essências e reserve. Em outra tigela, peneire a farinha de trigo, o açúcar, o sal o leite em pó, junte as gemas e a esponja preparada anteriormente, misture tudo grosseiramente até formar uma farofa.

Em seguida, despeje a farofa na tigela da batedeira que tem o mel. Com o gancho misture tudo na velocidade baixa e depois passe para velocidade média por 10 minutos, até a massa ficar lisa e soltar das laterais da tigela. Acrescente a manteiga e bata mais um pouco, até atingir ponto de véu. Adicione as raspas, misture mais um pouco até incorporar tudo.

Despeje a massa numa superfície untada com óleo, trabalhe com a mão untada. Abra a massa com a mão, espalhe as gotas de chocolate. Enrole e deixe no formato de bola, coloque numa tigela untada grande para descansar por 1:30hs.

Após a massa ter crescido, divida a massa em partes iguais. Coloque as colheradas de Nutella à gosto, enrole e coloque delicadamente dentro da forma de papel especial para panetone. A massa deve estar pela metade na forma. Aguarde a massa crescer até a borda da forma (não deixe crescer mais do isso pois, no forno ainda vai crescer mais).

Asse em forno pré aquecido 200°C por 20 a 30 minutos. Coloque uma forma com água para manter o forno úmido. Faça o teste com palito antes de tirar do forno.

RENDIMENTO – 7 Nutelottone de 500gr

Obs.: Nutelottone foi criado recentemente. A receita original não tinha gotas de chocolate nem a Nutella. Se substituir o chocolate por frutas cristalizadas e não acrescentar a Nutella, você tem um Panettone tradicional.

A programação completa dos cursos de doces finos de casamento, cursos de macarons, cursos de brigadeiro gourmet, curso de biscoitos decorados, cursos de alfajor, curso de pão de mel e curso de apliques comestíveis está publicada no nosso site, clique AQUI para poder se planejar.

Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe!

Curta a minha página no Facebook para receber sempre todas as novidades!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Deixe um comentário

0